Comunicação Corporativa

Jornalista Edson Pereira Filho
Ligue: (19) 99420 9678

Email: edsonpereirafilho@yahoo.com.br


Assessoria de Imprensa – Para que isso ocorra, a assessoria de imprensa recolhe informações, as organiza e elabora textos para os veículos de comunicação. Entre suas atividades, a convocação de entrevistas coletivas, acompanhamento de contatos individuais e contatos para a participação do cliente em programas de rádio e televisão, atende aos jornalistas, além de planejar e executar outras estratégias necessárias para o melhor conhecimento do produto, marca ou pessoa em questão.

Aprimoramento de Imagem – Criação e consolidação da imagem de pessoas e empresas frente à opinião pública e junto aos formadores de opinião.

Consultoria de Comunicação – O objetivo de uma consultoria de comunicação é criar interfaces de relacionamento com veículos de comunicação, formadores de opinião, entidades de classe e, por extensão, com toda a sociedade.

Criação de comunidades virtuais com formadores de comunicação, utilizando todo o potencial da Web;

Realização de coletivas de imprensa;

Encontros com editores para sugestão de pautas;

Teste de produtos (pesquisas qualitativas);

Road shows corporativos com a imprensa;

Elaboração de textos e press releases.

Auditorias de opinião

Marketing de Relacionamento com a Imprensa – Falar bem de sua empresa é importante. A publicidade existe para isso. E quando a imprensa e os formadores de opinião fazem esse papel de difusores é melhor ainda. São pessoas e instituições alheias que estão emitindo uma opinião sobre a sua companhia. Assim, a credibilidade da sua empresa passa pela boa relação com a mídia. Temos uma rede de relacionamento com a imprensa, relação essa de confiança, que pode ser utilizada dentro de princípios éticos e de bom relacionamento com os formadores de opinião e veiculadores de tais posturas.

Midia Training – Práticas, estratégias e idéias sobre o mundo da comunicação compõem esta seção, a intenção é orientar empresários e profissionais a melhorar a comunicação em suas empresas, criar um bom relacionamento e conhecer mais o universo do jornalismo.

Publicações Institucionais – Comunicar-se com parceiros, funcionários, clientes, fornecedores, enfim, é a maneira mais inteligente de criar situações favoráveis a sua empresa, no tocante a imagem que os outros fazem dela. Para tanto, a um infinidade de meios que comunicam sua imagem perante os atores comerciais, colaboradores e o público em geral, veja:

Jornal Interno. É um veículo de integração da corporação. Sua função é manter o funcionário informado, para que ele possa conhecer, se envolver e valorizar a empresa em que trabalha. Além disso, o jornal interno é uma ferramenta de motivação, pois mostra os fatos de uma forma direta e transparente, mostrando que o colaborador é uma parte importante em todo o processo da empresa. O jornal interno deve comunicar as mudanças de procedimentos das empresas, levar informações sobre os concorrentes, informar sobre o futuro dos colaboradores, garantias de emprego, entre outros. Ele também pode exercer a função de educador, levando informações sobre temas atuais e educativos para o funcionário e a família.

Jornal externo. É uma forma de fortalecer o relacionamento com clientes, fornecedores e outras empresas. Ele deve informar sobre as ações de responsabilidade social, políticas de qualidade, novos produtos ou serviços, etc.

Boletins e Informativos. Privilegiam a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. É ideal para garantir a agilidade na divulgação de informações, evitando que as notícias corram pelos corredores da empresa sem o conhecimento da direção.

Newsletters eletrônicas. Têm as mesmas características dos boletins e informativos, podendo-se potencializar a atualidade e garantir um maior número de leitores, com um baixo custo de produção.

Newsletters impressas. São publicações mais curtas e imediatas, geralmente focadas em um mesmo assunto.

Jornal Mural. O jornal mural é a chance de se ter a um custo barato a comunicação direta, rápida e imediata todos os dias para todos os empregados.

Manual do funcionário. Para consultas, informações sobre direitos e deveres do funcionário e da empresa, orientações trabalhistas e de saúde e segurança do trabalho.

Intranet. É uma forma de comunicação direta e simples que permite a troca de informações no sentido horizontal, ou seja, entre os diversos setores e níveis hierárquicos da empresa.

Ghost-writer –  (escritor fantasma, em português) – É a expressão inglesa que designa o profissional de alto nível especializado em prestar serviços de redação de textos a outras pessoas que não têm tempo ou não têm jeito para escrever.
O ghost writer trabalha silenciosamente, recebe sua remuneração profissional e depois “desaparece” para sempre (daí a designação de fantasma) mantendo inviolável o segredo de sua participação naquela obra.

A propriedade intelectual da obra fica para a pessoa que o contratou e pagou seus serviços.
Sites e Portais – Para qualquer fim, tanto corporativo quanto para uma home page de informação para público específico e em geral.

Marketing Político – Planejamos:
O treinamento dos candidatos do partido ou grupo político, com cursos dirigidos para o planejamento de campanha eleitoral;
Pesquisas eleitorais qualitativas e quantitativas;
O desenvolvimento da Identidade Visual e de Comunicação do político/partido;
O planejamento para a melhor aplicação na Mídia local e regional;
Os trabalhos de Assessoria de Imprensa;
A criação do site na Internet (pessoal, político e de campanha eleitoral);
O treinamento da equipe de campanha do candidato;
Identificamos Nichos Eleitorais;
A linguagem de campanha do candidato/grupo político;
Montagem de infra-estrutura de campanha;
A logística de fornecimento de materiais de campanha;
Produção de Rádio e TV;
Produção Gráfica;
Mídias Alternativas;
Pesquisas Eleitorais;
Mídia Training do candidato;
Aparelhamento Jurídico;
O desenvolvimento de Jingles;
A mobilização do grupo político.
Realizamos o planejamento de sua campanha eleitoral (prefeito e vereadores, deputados federal e estadual, senador e governador) em todo o território nacional.

Eventos – Eventos são uma eficiente forma de comunicação e um suporte para ações paralelas ou complementares de Marketing, de assessoria de Imprensa e Relações Públicas e, na forma de eventos culturais e esportivos, uma importante ferramenta para o Marketing.

Além da parte criativa, na realização, cada detalhe de um evento tem atenção especial: local e tipo de evento escolhido; maneira e forma dos convites – incluindo a entrega; forma de recepção; estudo do espaço e das possibilidades de circulação e encontro; decoração; atrações e a cuidadosa inserção destas no evento; brindes e presentes e a hora de entrega; tempo de duração; forma de encerramento.